Concepção Educacional

Estrutura pedagógica e instrucional da UCA

Dentre as características inovadoras da UCA, destaca-se o arcabouço da sua proposta pedagógica, cujos componentes metodológicos proporcionam as condições necessárias para que alunos desenvolvam as competências requeridas para a realização de procedimentos, tarefas, rotinas e, principalmente, de serviços técnicos especializados, de forma presencial e a distância (EaD).

O diferencial competitivo dos instrumentos mobilizadores – formação, capacitação e treinamento da UCA – tem como objeto determinante o foco no desenvolvimento de competências segundo as recomendações do Relatório da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura), coordenada pelo eminente professor e economista Jacques Delors.

A UCA adota a concepção integrada de educação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que conceitua competência como a faculdade de mobilizar conhecimentos/saberes, atitudes e habilidades/procedimentos para um desempenho satisfatório em diferentes situações de vida: pessoais, profissionais ou sociais.

A sociedade contemporânea exige pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, tenham capacidade de aprender e de adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentarem novos desafios e promoverem transformações.

Os cursos da UCA orientar-se-ão pelos fundamentos que estruturam propostas pedagógicas para a educação presencial e semipresencial, como também para a educação a distância, observando-se as diferenças somente em relação às condições particulares em que elas se processarão.

Desenvolvimento de competências empreendedoras

A nova abordagem dos instrumentos mobilizadores – formação, capacitação e treinamento da UCA – se baseia na aprendizagem focada no desenvolvimento de competências, por meio de um processo de educação empreendedora que integra o desenvolvimento das dimensões humanas: saber conhecer, saber ser/conviver e saber fazer.

Sob a orientação da pluralidade dessas dimensões, foi desenvolvida a Concepção Pedagógica Integrada da UCA, cuja estrutura se alicerça em fundamentos e princípios das teorias de aprendizagem Cognitivista, Humanista e Sociocrítica e em propostas de notáveis educadores para o século XXI.

Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, se mantenha ao longo do tempo e que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso, também, pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.

Competências cognitivas/pensar crítico
Conhecimentos gerais, específicos, tecnológicos, comunicação, esquemas estruturais cognitivos, análise, argumentação, julgamento, discernimento, formulação de hipóteses, raciocínio analítico, raciocínio conceitual e raciocínio lógico.

Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para se inserir no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.

Competências de aplicação/pensar operacional
Aplicação, pragmatismo, orientação para resultados, prática dos valores organizacionais, orientação para a qualidade, gerenciamento de equipes, planejamento, liderança, execução de autogerenciamento, aplicação de estratégias, processo decisório, eficiência técnica, concretização e resolução de problemas.

Aprender a ser/conviver – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo. No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns e a ter prazer no esforço comum.

Competências atitudinais/pensar criativo
Autodesenvolvimento, inovação e criatividade, orientação para mudanças, relacionamento interpessoal, parceria/cooperação, persuasão, negociação, autoconfiança, ludicidade, iniciativa, proatividade, pensamento projetivo, pensamento sistêmico, inter-relacionamento, visão de equipe, respeito à diversidade, valores da organização, emoções/sentimentos e princípios éticos.

A Concepção Pedagógica Integrada da Universidade Corporativa Anadem – UCA se constitui no referencial básico para a realização de programas e projetos de formação e educação continuada no setor de saúde:

Concepção Pedagógica Integrada

Fonte: “Educação um Tesouro a Descobrir” Unesco, 1996.

Monitoramento e avaliação dos instrumentos e mecanismos de formação e educação continuada

O monitoramento, análise e avaliação dos novos padrões de capacitação devem se concentrar, além da medição dos resultados descritos no portfólio dos cursos ofertados, nos aspectos metodológicos das ferramentas e dos instrumentos de aprendizagem.

O acompanhamento das ações e atividades desenvolvidas na Universidade Corporativa Anadem – UCA prioriza a agregação de valor ou benefício ao público-alvo atendido, representado por colaboradores internos e externos e médicos, cirurgiões-dentistas e profissionais empreendedores que atuam na área da saúde.

A incorporação das competências cognitivas, atitudinais e de aplicação pelo público-alvo assistido pela UCA, constitui-se no principal objetivo do processo de avaliação de resultados. O foco da mensuração concentrar-se-á na avaliação sistemática dos indicadores qualitativos representados por reais transformações ocorridas junto ao público capacitado (agregação de valor).