Temos acompanhado nos noticiários um aumento de vazamentos de informações em empresas de diversos tamanhos e segmentos, não havendo distinção entre privadas ou públicas. Fato é que o aumento na dependência de Informática (TI – Tecnologia de Informação) aumenta o risco de incidentes deste tipo.
Em maio de 2018, começou a vigorar na Europa uma Lei (a GDPR ou Regulamento Geral de Proteção de Dados, em português), que obriga as empresas na Comunidade Européia a implementar controle operacionais e mecanismos de Segurança de Informação, que protegem os dados das pessoas, especialmente clientes e funcionários, deste tipo de exposição.
No Brasil, recentemente, foi aprovada a Lei nº 13.709/2018, denominada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Ela começou a vigorar em Janeiro de 2019, cujo atual prazo para início de cobrança da Lei é 14 de Agosto de 2020.
Este curso foi desenvolvido para apresentar às pessoas que estão à procura de informações e orientações das premissas da Lei, e as 14 etapas necessárias para implementação dos requisitos da LGPD em uma estrutura corporativa.